Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024

PF cumpre mandados de busca e apreensão em inquérito que investiga ofensas ao STF

Publicado por Juri Descomplica
há 4 anos

A PF cumpre, na manhã desta quarta-feira, 27, mandados de busca e apreensão no inquérito do STF sobre fake News e ofensas destinadas à Corte. De acordo com informações da PF, estão sendo cumpridos 29 mandados no âmbito da investigação conduzida pelo ministro Alexandre de Moraes.

As ordens judiciais estão sendo cumpridas no Distrito Federal, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Paraná e Santa Catarina.

t

Inquérito

O Inq 4.781 foi aberto pelo presidente do STF, ministro Dias Toffoli, para apuração de fatos e infrações relacionadas a fake news, denunciações caluniosas, ameaças e infrações contra a Corte.

“Não existe Estado Democrático de Direito nem democracia sem um Judiciário independente e sem uma imprensa livre”, afirmou o presidente ao anunciar a medida em sessão plenária realizada em 14 de março de 2019. “O STF sempre atuou na defesa das liberdades, em especial da liberdade de imprensa e de uma imprensa livre, em vários de seus julgados.”

A decisão se dá com base no art. 43 do regimento interno do STF, o qual dispõe: "Ocorrendo infração à lei penal na sede ou dependência do Tribunal, o Presidente instaurará inquérito, se envolver autoridade ou pessoa sujeita à sua jurisdição, ou delegará esta atribuição a outro Ministro."

Na portaria de abertura do inquérito, Toffoli designou Moraes para conduzir o feito. A abertura da investigação se deu após o presidente do STF tomar ciência de artigo em que o procurador da Lava Jato Diogo Castor atacou o Poder Judiciário, colocando em xeque a competência da Justiça Eleitoral para julgar casos de corrupção.

Em abril de 2019, a então PGR Raquel Dodge pediu o arquivamento de inquérito. Dentre os argumentos apresentados, a PGR afirmou que o ato de instauração do inquérito não observou o devido processo legal. Segundo consta no documento, em consequência do arquivamento, todas as decisões proferidas estão automaticamente prejudicadas.

O pedido da PGR foi negado pelo ministro Alexandre de Moraes.

+ PF realiza busca e apreensão na residência de Witzel

📰 VEJA TAMBÉM:

Conheça a tese da Cobrança do Saldo Pasep dos Servidores Públicos - Material p/ Advogados Atualizado 2019 + 6 Bônus

Material COMPLETO sobre a Tese da Exclusão do ICMS sobre pis/cofins. Auxilio da parte teórica à prática

Saiba Como Restituir o ICMS na Sua Conta de Luz - Conteúdo para Advogados. Auxílio da parte teórica à Prática

  • Sobre o autorTudo sobre o mundo jurídico | Instagram: @juridescomplica
  • Publicações846
  • Seguidores393
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações292
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pf-cumpre-mandados-de-busca-e-apreensao-em-inquerito-que-investiga-ofensas-ao-stf/851235450

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)