Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Maioria do STF rejeita possibilidade de aborto para grávidas com zika vírus

Publicado por Juri Descomplica
há 4 anos

Neste sábado, 25, o STF o formou maioria para rejeitar a possibilidade do direito ao aborto para grávidas infectadas pelo vírus da zika.

O processo está em julgamento no plenário virtual e os ministros Fachin, Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes, Rosa Weber e Toffoli seguiram a relatora, ministra Cármen Lúcia, pela improcedência da ação da Anadep - Associação Nacional de Defensores Públicos.

t

A Anadep ajuizou ADIn, cumulada com arguição de descumprimento de preceito fundamental, questionando dispositivos da lei 13.301/16, que dispõe sobre a adoção de medidas de vigilância em saúde em função da presença do mosquito transmissor do vírus da dengue, chikungunya e zika.

Um dos principais pontos questionados é o artigo 18, que trata dos benefícios assistenciais e previdenciários para as crianças e mães vítimas de sequelas neurológicas. A associação pede ainda que se dê interpretação conforme a CF aos artigos do CP que tratam das hipóteses de interrupção da gravidez.

O julgamento está previsto para ser concluído às 23h59 da próxima quinta-feira, 30 e, até lá, os ministros que ainda não votaram podem se manifestar, seguindo a relatora ou divergindo; podem, ainda, pedir vista.

fonte: Migalhas

+ Esmigalhando o xeque-mate entre Bolsonaro e Moro

📰 VEJA TAMBÉM:

✅ Pasep - Conheça a tese da Cobrança do Saldo do Pasep dos Servidores Públicos

✅ Saiba Como Restituir o ICMS na Sua Conta de Luz - Conteúdo para Advogados e consumidores

✅ Tese da Revisão do Teto Cumulada com a Revisão do Buraco verde

  • Sobre o autorTudo sobre o mundo jurídico | Instagram: @juridescomplica
  • Publicações839
  • Seguidores393
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1119
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/maioria-do-stf-rejeita-possibilidade-de-aborto-para-gravidas-com-zika-virus/835399394

4 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Decisão acertada. Coisa rara nesse nefasto órgão judicial. continuar lendo

Indiferente a decisão, na minha opinião, cada mulher deve decidir sobre o seu corpo. Quem tem dinheiro, faz e não fala pra ninguém, simples assim a realidade no Brasil.
Se os homens tivessem a possibilidade de ficar grávidos, esse tipo de assunto já estaria mais que superado. continuar lendo

Não é que o STF rejeitou. O problema é que já tem Lei que trata do assunto. Se houver novas inclusões, que seja através do meio correto: O Legislativo.

"Ah, mas isso não vai ocorrer, vai ser difícil, demorar..."
-> A ser assim, que o Legislativo deixe de existir e o STF passe a legislar. Mas em nome do bom, do belo e do justo claro... continuar lendo