Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

Banco deve indenizar empresa por bloquear conta sem aviso prévio

Publicado por Juri Descomplica
há 4 anos

A juíza de Direito Adriana Barreto Lóssio de Souza, da 9ª vara Cível de João Pessoa/PB, condenou banco ao pagamento de R$ 30 mil, a título de danos morais, por bloquear conta de pequena empresa sem aviso prévio. Para a magistrada, a alegação do banco de bloqueio por ausência de renovação cadastral é "simples desculpa".

t

Segundo a proprietária da empresa, não havia motivo para o bloqueio de sua conta, sem aviso prévio, visto que já era cliente da instituição bancária há 20 anos. O banco, por sua vez, alegou culpa exclusiva da autora, por se negar a realizar a atualização cadastral, de modo que pode bloquear a conta total ou parcialmente, caso identifique a existência de dados incorretos e desatualizados.

Ao analisar o caso, a juíza Adriana Barreto Lóssio constatou que nenhuma anomalia foi demonstrada na conta da autora e, portanto, a argumentação de bloqueio por dados incorretos apresentada pelo banco não se sustenta.

"(...) o bloqueio na conta corrente da empresa consumidora, sem que fosse previamente notificada acerca dos motivos que levaram a instituição financeira a faze-lo, com a simples desculpa de que era para renovação cadastral de conta com mais de 20 anos, sem ordem judicial e fundada em procedimento interno de apuração administrativa de suposta fraude, reputa-se inteiramente indevida."

Ainda de acordo com a magistrada, houve falha na prestação de serviço, com consequência danosa, pois mesmo com dinheiro suficiente na sua conta, a autora ficou impossibilitada de saldar seus compromissos.

Assim, condenou o banco a pagar indenização por danos morais fixada em R$ 30 mil à autora.

Confira a íntegra da decisão.

+ Liminar isenta empresa de pagar adicional de 10% do FGTS


📰 VEJA TAMBÉM:

✅ Pasep - Conheça a tese da Cobrança do Saldo do Pasep dos Servidores Públicos

✅ Saiba Como Restituir o ICMS na Sua Conta de Luz - Conteúdo para Advogados e consumidores. Da parte teórica à prática

✅ Veja como você pode comprar seu carro 0km com até 30% de desconto. Fique livre de IPI, IOF, ICMS e também IPVA. Veja passoapasso

  • Sobre o autorTudo sobre o mundo jurídico | Instagram: @juridescomplica
  • Publicações841
  • Seguidores393
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações523
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/banco-deve-indenizar-empresa-por-bloquear-conta-sem-aviso-previo/807717737

Informações relacionadas

Bruno Boscatti, Advogado
Modelosano passado

Modelo de Petição Inicial: Ação Indenizatória por bloqueio de conta bancária

Thamara Guerra, Advogado
Modeloshá 4 anos

[Modelo] Petição inicial encerramento indevido de conta bancária com danos morais e pedido de tutela antecipada

Carla Setúbal, Advogado
Modeloshá 4 anos

Obrigação de Fazer

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)