Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

Prazo para a Revisão do FGTS pode se esgotar em breve para quem não entrou com o pedido

Publicado por Juri Descomplica
há 3 anos

Todas as pessoas que tiveram saldos em contas do FGTS desde 1999, mesmo que já tenham sacado esses valores em algum momento, podem pedir a revisão da correção monetária aplicada nas contas em todo o período até os dias atuais.

Calendrio do saque aniversrio do FGTS continua R165 bi j foram sacados

Ocorre que o indexador utilizado, a TR, gera um resultado que fica abaixo da inflação no período, gerando perdas de patrimônio para o cidadão.

Estima-se que milhões de pessoas estejam nessa situação e, segundo a LOIT FGTS, uma startup que oferece o cálculo automatizado gratuitamente, o valor médio das revisões que passaram pelo serviço está em torno de R$10 mil.

Para fazer o cálculo, basta acessar https://fgts.loitlegal.com.br munido dos extratos em formato PDF das contas de FGTS que podem ser obtidos no aplicativo CAIXA FGTS.

As chances de ganho são altas pois a TR já foi declarada inconstitucional em outros temas como a correção monetária de precatórios e de dívidas trabalhistas.

O prazo para entrar com o pedido

Muitas pessoas questionam sobre a real necessidade de se entrar com o pedido e sobre o prazo para fazê-lo.

Advogados que acompanham este assunto explicam que o tema está aguardando julgamento do STF há algum tempo. Era prevista uma votação em 13 de Maio deste ano mas foi adiada. Não existe uma nova data mas pode acontecer a qualquer momento.

O julgamento se dará sobre uma ação direta de inconstitucionalidade (ADI 5.090), proposta desde 2014, que pede a remoção da TR como indexador do FGTS e a troca por um índice de inflação. Com isso, todos os pedidos, processos individuais, ficam parados (suspensos) aguardando o julgamento maior.

A questão da necessidade do pedido e da urgência, decorre do fato que considera-se muito provável que o STF utilize o mecanismo chamado “modulação” nesta decisão. Nestes casos, a justiça aplica os efeitos da decisão automaticamente para todos apenas olhando o futuro, ignorando o passado, a não ser para aqueles que tenham se manifestado anteriormente e tenham ações em curso solicitando tal direito.

Nesse contexto, é importante que o cidadão, trabalhador, que teve saldo neste período de 1999 para cá, entre com seu pedido antes da decisão para aumentar suas chances de ganho integral.

Como fazer o pedido

Na grande maioria dos casos, onde o valor da revisão fica abaixo dos 60 salários mínimos, cerca de R$66 mil, os pedidos podem ser endereçados ao Juizado Especial Federal (JEF) de cada região, sem custas e sem a necessidade de se constituir um advogado.

Quem tiver o cálculo acima desse valor, pode optar por abrir mão do excedente e seguir pelo JEF, ou procurar um advogado de confiança e protocolar na Justiça Federal.

O serviço LOIT FGTS (https://fgts.loitlegal.com.br ) fornece duas opções para quem deseja entrar no Juizado Especial: um KIT com documentos e instruções para a própria pessoa dar entrada ou o serviço de atermação, onde a empresa acompanha o cliente até o momento do pedido ser protocolado e gerar o número do processo.

Para os advogados que desejam oferecer os serviços aos seus clientes, a mesma empresa oferece o serviço ELI FGTS (https://fgts.elibot.com.br) que permite fazer o cálculo de vários clientes e depois comprar um pacote de casos onde os documentos são gerados de maneira automatizada, de forma a otimizar o tempo do advogado e viabilizar o atendimento de muitas pessoas

Quem não entrar com o pedido agora pode perder a oportunidade caso o STF coloque o julgamento em pauta em algum momento próximo.

fonte: Jornal Contábil

>>>ATENÇÃO: Última oportunidade para advogados ingressarem com Ação de Correção do FGTS antes do julgamento definitivo pelo STF, onde poderá haver modulação dos efeitos.

📰 VEJA TAMBÉM:

Não perca tempo!! Recomendamos um Material COMPLETO que irá lhe ajudar da parte teórica à prática de como ingressar com a ação do Pasep para Servidores públicos. Conteúdo 100% atualizado em 2021. Clique na imagem abaixo e adquira. - conteúdo p/ advogado.

Esta imagem no pode ser adicionada <<<<< Tenha acesso ao Material Completo

Recomendamos um Material Completo e atualizado para vocês recorrer de multas tomadas. 100% atualizado em 2021 com mais de 17.700 MULTAS ANULADAS. Clique e adquira o seu.

Saiba como realizar a exclusão do ICMS da base de cálculo da Pis/Cofins. Entenda como nossa recomendação de material auxiliar da parte teórica à prática. ATUALIZADO 2021 - Promocional

  • Sobre o autorTudo sobre o mundo jurídico | Instagram: @juridescomplica
  • Publicações841
  • Seguidores393
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2434
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/prazo-para-a-revisao-do-fgts-pode-se-esgotar-em-breve-para-quem-nao-entrou-com-o-pedido/1275783124

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Nós fazemos esse cálculo de Revisão do FGTS, assinamos e entregamos em até 2 dias o cálculo. Com isso você ganha tempo. Você só paga pelo serviço após nós entregarmos.

Somos um escritório de Perícia Especializado a mais de 3 anos na ação do FGTS.

Entre em contato: WhatsApp 82-99809-3563, e-mail: paulolima@portofinocontabilidade.com.br continuar lendo

O continuar lendo