Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Revisão da Vida Toda com o parecer favorável da PGR

    Publicado por Juri Descomplica
    há 3 anos

    Milhares de aposentados que aguardam a decisão do STF sobre a Revisão da Vida Toda, estão mais otimistas com o parecer favorável da Procuradoria Geral da República, encaminhado ao STF esta semana.

    A Revisão da Vida Toda é uma revisão de benefícios previdenciários como aposentadorias, pensões e até os benefícios por incapacidade, que adiciona à base de cálculo desses benefícios, os salários de contribuição de toda a vida do segurado, e não só os salários de contribuição posteriores a julho de 1994.

    Vamos te explicar como funciona a tese da Revisão da Vida Toda, para quem ela pode ser requerida, e como está o julgamento desse assunto.

    O parecer favorável da PGR representa mais um passo importante no andamento da Revisão da Vida Toda.

    O Ministro Relator Marco Aurélio de Melo, antes de encaminhar à PGR a Revisão da Vida Toda concluiu a juntada de documentos de entidades de classe e associações “amigos curiae” da Corte.

    O papel dessas organizações é de ajudar os relatores em suas decisões que versam sobre temas específicos.

    Quem pode ter direito à Revisão da Vida Toda?

    Para pedir a Revisão da Vida Toda, é preciso que você que é aposentado ou pensionista ou recebe algum benefício previdenciário, cumpra os seguintes requisitos:

    • Ter iniciado as contribuições ao INSS antes de julho de 1994;
    • Ter tido a benefício no INSS concedido após 19 de novembro de 1999;
    • Ter recebido o primeiro pagamento há menos de 10 anos;
    • Não ter o benefício concedido com as regras da reforma da previdência de 2019.

    A revisão da vida toda é a tese que defende a possibilidade de o segurado ter incluídos todos os salários de contribuição na base de cálculo de seu benefício, e não só os salários de contribuição posteriores a julho de 1994 como prevê a lei.

    Quem pode ser beneficiado com a Revisão da Vida Toda?

    Mesmo cumprindo os quatro requisitos acima, é preciso que você faça o cálculo para avaliar se de fato você vai ganhar um aumento no seu benefício, caso peça a revisão da vida toda.

    Isso porque muitas vezes, incluindo os salários de contribuição anteriores a julho de 1994, você não consegue aumentar o benefício, mas sim diminuir.

    Imagine que você teve um bom emprego na década de 1980, e ganhava muito bem até ser demitido em 1996.

    Depois disso, você passou a contribuir como contribuinte individual, e passou a contribuir sobre valores mais baixos.

    Para o cálculo de um benefício qualquer, o INSS sempre pegará os salários de contribuição a partir de julho de 1994, isso ocorre desde novembro de 1999 e permanece sendo assim.

    Mas nesse caso, como você tem os melhores salários de contribuição entre 1980 e 1996, sua média não levará em conta os melhores salários de contribuição da sua vida, e portanto sua média não corresponderá a um valor justo em relação ao que você contribuiu para o INSS.

    Por outro lado, se você tinha contribuições baixas na década de 1980, e depois, nas próximas décadas foi aumentando os valores de contribuição, pode ser que a tese da Revisão da Vida Toda não seja interessante para você.

    Últimas notícias sobre a Revisão da Vida Toda na justiça

    Ano passado o STJ julgou favoravelmente e por unanimidade a tese da Revisão da Vida Toda.

    Esse julgamento foi muito comemorado pela comunidade jurídica, mas ainda não representava o ponto final dessa discussão, já que a tese ainda poderia ser levada ao STF e lá seria novamente discutida sob outro enfoque, o da constitucionalidade.

    De fato, o INSS recorreu ao Supremo Tribunal Federal e os processos que tratam da revisão da vida toda no país inteiro foram paralisados para aguardar a decisão definitiva sobre o assunto, que será dada pelo STF.

    Benefcios da corrida para idosos existe idade certa para correr - Smart Fit NewsSmart Fit News

    Em abril deste ano, o Ministro Marco Aurélio de Mello, que é o relator neste processo, mandou intimar a Procuradoria Geral da República para se manifestar sobre o tema, e a grande notícia é que o procurador deu parecer favorável à aplicação da tese de Revisão da Vida Toda.

    Vou compartilhar com vocês, em primeira mão, um trecho do parecer do Procurador Geral da República Augusto Aras:

    “Em face do exposto, opina o PROCURADOR-GERAL DA REPÚBLICA pelo desprovimento do recurso extraordinário. Considerados a sistemática da repercussão geral e os efeitos do julgamento deste recurso em relação aos demais casos que tratem ou venham a tratar do Tema 1.102, sugere-se a manutenção da tese fixada pelo Superior Tribunal de Justiça:

    Aplica-se a regra definitiva prevista no art. 29, I e II, da Lei 8.213/1991, na apuração do salário-de-benefício, quando mais favorável do que a regra de transição contida no art. da Lei 9.876/1999, aos segurados que ingressaram no Regime Geral da Previdência Social até o dia anterior à publicação da Lei 9.876/1999.“

    Interessante você saber que no STJ, que já julgou favorável e por unanimidade a revisão da vida toda, os ministros seguiram o entendimento do relator e o parecer da procuradoria, que da mesma maneira que está ocorrendo no STF, foi favorável à tese.

    Mais uma notícia importante é que o Ministro Marco Aurélio de Mello que é o relator do processo no STF quer levar a julgamento este processo antes de sua aposentadoria, que ocorrerá em julho de 2021.

    Cabe aos que ainda não avaliaram a possibilidade ou não de obter esta revisão, verificarem se encaixam nos requisitos e façam os cálculos com um especialista.

    E lembrem-se, não é seguro pedir a revisão sem antes fazer os cálculos!

    Abraços, e até a próxima!

    fonte: Jornal Contábil

    Advogado, ingresse com a ação e lucre junto com seu cliente. Para isso, recomendamos um material completa e 100% atualizado 2021, sobre a tese da Revisão da Vida Toda. Clique aqui.

    📰 VEJA TAMBÉM:

    Ainda vale a pena solicitar a correção do FGTS? Veja a Tese da Nova correção do FGTS. Auxílio da parte teórica à prática. Clique aqui.

    Conheça a tese da Cobrança do Saldo Pasep dos Servidores Públicos - Material p/ Advogados Atualizado 2021 + 6 Bônus

    Restituição de ICMS na Fatura de Energia Elétrica - Material p/ Advogados e Consumidores - Atualizado 2021


    • Sobre o autorTudo sobre o mundo jurídico | Instagram: @juridescomplica
    • Publicações839
    • Seguidores393
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações280
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/revisao-da-vida-toda-com-o-parecer-favoravel-da-pgr/1226768724

    Informações relacionadas

    Dalisson Miranda, Advogado
    Modeloshá 3 anos

    Modelo de parecer jurídico previdenciário: análise de aposentadoria por tempo de contribuição

    Amorim Sangue Novo, Jornalista
    Artigoshá 6 anos

    Espalhar boatos ou notícias falsas nas redes é crime

    Roseane Leopoldina Diniz, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    Contrarrazões ao Rec de Apelação

    Tribunal de Contas da União
    Jurisprudênciahá 6 anos

    Tribunal de Contas da União TCU - PENSÃO MILITAR (PMIL): XXXXX

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    ótimo artigo! continuar lendo