Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

DECISÃO: Corte Especial recebe denúncia contra Wilson Witzel por corrupção passiva e lavagem de dinheiro

Publicado por Juri Descomplica
há 3 anos

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) recebeu nesta quinta-feira (11), por unanimidade, denúncia contra o governador afastado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Resultado de imagem para wilson witsel

O colegiado prorrogou o afastamento do governador por um ano, a partir de 23 de fevereiro de 2021. A medida foi determinada inicialmente pelo relator do caso, ministro Benedito Gonçalves, no dia 28 de agosto de 2020.

Witzel, empresários e outros agentes públicos são alvos de operações que apuram irregularidades na contratação de hospitais de campanha e na compra de respiradores e medicamentos para o combate à Covid-19. A Corte Especial analisou nesta quinta-feira o recebimento da denúncia somente em relação a Wilson Witzel.

Justa c​​​ausa

Segundo o relator da ação penal, ministro Benedito Gonçalves, há justa causa para o recebimento da denúncia. Ele disse que a narrativa do Ministério Público Federal (MPF) é plausível e permite o contraditório e a ampla defesa.

"Tenho por presentes indícios razoáveis de autoria e materialidade dos crimes de corrupção passiva majorada e lavagem de capitais majorada. Presente, portanto, a justa causa. Em juízo preliminar e de cognição sumária, natural deste momento processual embrionário, concluo que existe lastro probatório mínimo das imputações, a permitir a instauração da ação penal", fundamentou o ministro.

Benedito Gonçalves destacou diversos atos apontados como criminosos pelo MPF e detalhados na denúncia apresentada. Para o relator, o lastro probatório está bem construído, e existem indícios razoáveis de autoria e materialidade para ambos os crimes – corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Afasta​​mento

Também por unanimidade, a Corte Especial prorrogou o afastamento do governador, desta vez pelo prazo de um ano, conforme pedido do MPF. O relator considerou que não faria sentido receber a denúncia, mas não prorrogar o afastamento.

O recebimento da acusação do MPF, segundo Benedito Gonçalves, reforça os argumentos para afastar Witzel do comando do Executivo estadual.

"Dada a gravidade e a amplitude dos crimes pelos quais foi denunciado – a saber, corrupção passiva majorada em razão da função de governador do Estado e lavagem de capitais majorada, com possíveis desvios na área da saúde, uma das mais sensíveis no âmbito estatal –, não vejo outra medida a não ser reiterar o afastamento por prazo razoável", afirmou.

O relator disse que a denúncia não trata da imputação de crimes alheios ao exercício da função de governador, nem de meros crimes de menor potencial ofensivo.

Na mesma sessão, por maioria, a Corte acolheu uma questão de ordem para desmembrar o caso. Com isso, as investigações contra os demais réus do processo – sem foro por prerrogativa de função – serão conduzidas pela Justiça estadual no Rio de Janeiro.

O número deste processo não é divulgado em razão de segredo judicial.

fonte: STJ

Para você, advogado, que deseja otimizar o seu tempo e ter a sua disposição petições iniciais prontas de diversas áreas distintas, lhe indicamos o Kit Advogando 2.0. Material completo e atualizado com mais de 200mil petições iniciais prontas. Clique aqui.

📰 VEJA TAMBÉM:

Pensando em vocês, advogados, recomendamos um material completo com auxílio da teoria a prática referente a Tese da Revisão do Buraco Negro. Veja aqui.

Para o advogado que deseja otimizar tempo, conheça o material com mais de 100mil petições prontas, o Kit Petição Premium, em apenas uma plataforma, acesso vitalício e atualização 2020. Clique aqui.

Clique aqui e obtenha um Material Completo sobre como ingressar com a Ação Judicial referente a Tese da Cobrança do Saldo Pasep dos Servidores Públicos. Conteúdo p/ Advogados. Completo com Auxilio da Teoria a Prática.

TENHA ACESSO AO SEU MATERIAL que lhe ajudará a ingressar com o pedido judicial da Exclusão do ICMS sobre o Pis/Cofins. Clique aqui

  • Sobre o autorTudo sobre o mundo jurídico | Instagram: @juridescomplica
  • Publicações842
  • Seguidores393
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações100
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/decisao-corte-especial-recebe-denuncia-contra-wilson-witzel-por-corrupcao-passiva-e-lavagem-de-dinheiro/1166667047

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Pois é, e numa dessa de foro privilegiado (STJ) para o Sr. WILSON JOSÉ WITZEL, só restará um (STF), mas pela capitulação dos diversos crimes a responder, mesmo diante da vergonhosa morosidade da Justiça, poderá não ser premiado pela prescrição, devendo ser julgado, possivelmente, condenado e preso.
Mas, ainda vigora desde desde 1988 o limite máximo de 30 anos em que alguém deve permanecer preso, como vigora desde 1984 a LEP (Lei de Execução Penal) permitindo a progressão de regimes prisionais mediante certas exigências, dentre elas, a de cumprimento de partes da pena, contabilizando ai também a tal de permissão da "prisão domiciliar", alguns com restrições e tornozeleira, outros nem tanto.
Durma-se com um barulho desse! continuar lendo